Capital pode ser rota de pessoas de outros estados atrás de 2ª dose

Em mais de 20 capitais do país e em pelos menos 1.300 municípios Brasil afora estão faltando vacinas para o reforço da segunda dose do imunizante CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan.

Com isso, pessoas de outros estados estão migrando para capitais como Rio Branco, no Acre, onde há estoque para a segunda dose. A ideia é não perder o prazo de 28 dias, recomendado na bula do medicamento.

A procura, por parte de pessoas de outros estados, já tem preocupado o secretário municipal de Saúde, Frank Lima, tendo em vista que as doses reservadas são para o público da capital acreana que já compõe o calendário do reforço da segunda dose.

“Se uma ou duas pessoas estão em trânsito viajando aqui pelo Acre e chegar o tempo de tomar a segunda dose, tudo bem, a gente vai vacinar. Mas se percebermos que há uma corrida de gente vinda de outras localidades para se vacinar aqui, tomaremos as medidas legais, para garantir os imunizantes para a nossa população que já foi vacinada com a primeira dose”, afirmou o secretário.

A escassez do imunizante Coronavac produzido pelo Instituto Butabtan está relacionada com a baixa quantidade do envio do antígeno IFA, produzido pela China, que é a matéria prima para fabricação das vacinas.  

“Se outros estados e municípios não tiveram o cuidado de fazer essa reserva, paciência, o que nós não podemos é deixar os nossos idosos sem a vacina. As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde, de forma proporcional a cada município. Se eles não tiveram a responsabilidade de reservar a segunda dose, nós sim tivemos e não vamos permitir que quem foi vacinado aqui em Rio Branco fique sem se imunizar. Infelizmente, iremos ao Ministério Público se possível para encontrar uma solução para isso”, concluiu Lima.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB