Mais Médicos abrirá 2 mil vagas para todo o Brasil; Acre terá 184

O secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, confirmou nesta quarta-feira (4), ao deputado federal Alan Rick (DEM), a abertura de 2.060 vagas no Programa Mais Médicos para todo o Brasil.

Para o Acre serão 170 vagas, além de outras 14 para Rio Branco, devido ao agravamento dos casos de Covid-19 e do surto de dengue.

Mesmo cumprindo isolamento social por ter testado positivo para o coronavírus, Alan Rick continua trabalhando em sistema home office, em Brasília.

Ele já havia solicitado formalmente a publicação de novo edital do programa, no dia 9 de fevereiro, em reunião da bancada federal do Acre com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Na ocasião, o ministro confirmou a informação que a Saps havia dado ao parlamentar acreano no início de fevereiro, segundo a qual o novo edital seria publicado nos primeiros dias de março.

Alan Rick cumpre isolamento social e trabalha em home office/Foto: divulgação

“Solicitei ao secretário Raphael Câmara as informações sobre o número de vagas para todo Brasil e para o Acre, o chamamento dos médicos brasileiros formados no exterior, a renovação dos contratos de médicos de ciclos anteriores e o cumprimento das liminares dos médicos formados no exterior que ganharam na Justiça o direito de trabalharem no programa”, disse o deputado.

Ele disse ainda que o ministério da Saúde está cumprindo as liminares dos médicos brasileiros formados no exterior que ganharam na Justiça o direito de trabalhar no programa.

Formados no exterior

Em nota, a assessoria de imprensa do deputado disse o seguinte em relação ao chamamento dos médicos formados no exterior:

Em relação ao cumprimento da lei do Programa Mais Médicos que estabelece abertura de segunda chamada para brasileiros formados no exterior quando a primeira chamada para médicos com CRM ou revalidados não preencherem as vagas, o secretário da SAPS informou que, em virtude da pandemia, o Ministério da Educação suspendeu o curso chamado “módulo de acolhimento” onde os médicos formados no exterior passam por um treinamento e avaliação de capacidade para atender na atenção básica do SUS.

“Estou sugerindo ao MEC que realize o módulo de acolhimento, online, pela plataforma UNASUS, onde já fazem as provas de pós graduação dos médicos do próprio Programa Mais Médicos. Ou até mesmo o sistema presencial oferecendo a vacina para os médicos que farão o módulo de acolhimento e realizando os testes durante o período do curso”, explica Alan Rick.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB