Auxílio emergencial pode voltar por R$ 250, diz Guedes


source

Brasil Econômico

Ministro da Economia volta a reconhecer urgência do auxílio emergencial
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ministro da Economia volta a reconhecer urgência do auxílio emergencial

Nesta quinta-feira (11), o ministro da Economia , Paulo Guedes , falou sobre a possível retomada do auxílio emergencial pelo valor de R$ 250 , e destacou a importância de manutenção do Bolsa Família . Pronunciamento do ministro vem na esteira de  cobranças públicas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a necessidade de se manter por  “3 ou 4 meses”. 

“As camadas protetivas que eram 600, caíram para 300, agora podem descer digamos pra 250”, insinuou Guedes ao ressaltar que Saúde e Economia precisam se recuperar juntas .

O ministro voltou a atrelar a manutenção do auxílio a necessidade de reformas e a aprovação de uma nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de Guerra. Segundo Guedes, o pagamento do benefício é impossível dentro do teto de gastos ou da regra de ouro, por isso a necessidade da PEC. 

Além disso, o Ministério espera contar com a Câmara para aprovar privatizações e o congelamento do aumento de salário dos servidores públicos como contrapartida para manutenção do auxílio. A pasta não pretende aumentar a carga tributária, mas não descarta a substituição ou criação de algum imposto. 

Elogios ao Bolsa Família

Guedes também elogiou o Bolsa Família criado nos governos petistas. “Você quer acabar com a pobreza? Dá o dinheiro na mão do pobre e ele decide o que fazer. E foi o que o PT fez com o Bolsa Família. Um belíssimo programa, e foi um sucesso. Eles atingiram 40 milhões de brasileiros e merecidamente foram reeleitos algumas vezes, porque fizeram um bom programa social”, reconheceu o ministro.

O ministro porém ressaltou a necessidade de medidas protetivas serem acompanhadas de responsabilidade fiscal. “Tudo isso tem que ter bom fundamento fiscal, se não se perde, como se perdeu”, disse.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB