Banco Central cria painel de dívidas e restringe ofertas de crédito

Clientes de instituições financeiras poderão escolher quais ofertas desejam receber e terão acesso a uma ferramenta para avaliar como novos empréstimos afetam sua capacidade de pagamento.

As exigências integram 3 resoluções publicadas pelo BC (Banco Central) na sexta-feira (23).

O pacote anunciado pela autoridade monetária busca prevenir o endividamento excessivo e tornar mais transparentes as contratações. Também estabelece condições para oferecer crédito durante pagamentos pelo Pix.

As principais obrigações para o atendimento aos clientes entrarão em vigor em 2027.

Painel mostrará impacto de novos empréstimos A Resolução BCB 601 determina a criação do Painel de Dívidas Consolidadas, destinado a pessoas físicas, inclusive empresários individuais.

Inicialmente, a ferramenta reunirá as obrigações do cliente na própria instituição.

Antes da contratação de crédito, deverão ser apresentados o valor das parcelas, o comprometimento da capacidade mensal de pagamento e os recursos disponíveis depois da nova operação.

O painel também deverá emitir alertas de risco, inclusive quando as parcelas atingirem 40% da capacidade mensal de pagamento calculada pela instituição.

As exigências passam a valer em 1º de julho de 2027.

Em uma etapa posterior, o painel incorporará informações do SCR (Sistema de Informações de Créditos) e do Open Finance, observadas as regras de consentimento, para ampliar a visão sobre o endividamento do consumidor.

Crédito no Pix dependerá de autorização Pela Resolução BCB 603, a oferta de empréstimos durante a realização de um Pix dependerá de autorização prévia do pagador.

A permissão produzirá efeito somente depois de 24 horas.

As instituições que oferecerem essa modalidade deverão disponibilizar simulador e consulta às operações contratadas.

Será proibido oferecer crédito superior ao valor da transferência ou durante transações agendadas, de saque ou de troco.

O destinatário continuará recebendo o pagamento integral e imediatamente, mesmo que o pagador parcele o empréstimo.

Se houver devolução do Pix, o dinheiro deverá ser usado automaticamente para antecipar a quitação, total ou parcial, da dívida.

Essas regras entram em vigor em 1º de julho de 2027.

A Resolução BCB 602 obriga as instituições a oferecer uma opção para selecionar os produtos e serviços cujas propagandas e ofertas individuais o cliente aceita receber.

A autorização poderá ser retirada a qualquer momento, com efeito imediato.

Para consumidores que demandem atenção especial, as abordagens dependerão de autorização específica e ficarão limitadas à renegociação, portabilidade ou migração de dívidas para condições mais vantajosas, sem oferta de dinheiro adicional.

A identificação desse público deverá considerar fatores como renda insuficiente para despesas essenciais, fragilidade relacionada à idade ou à escolaridade, uso persistente do rotativo e atrasos recorrentes.

As restrições regulam as ofertas feitas pelas instituições.

O consumidor poderá continuar pesquisando produtos por iniciativa própria.

As principais exigências dessa resolução passam a valer em 31 de março de 2027.

Fonte: Poder Economia

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB