“Lamentável”, diz Bispo de Brumadinho sobre acordo da Vale com governo de MG


source
Região atingida pelo rompimento da barragem de Brumadinho - MG
Isac Nóbrega/PR

Região atingida pelo rompimento da barragem de Brumadinho – MG

“Lamentável” é como define Dom Vicente o acordo fechado nesta quinta-feira (4) entre a Vale e o governo de Minas Gerais para reparar a tragédia acontecida em Brumadinho há dois anos . Dom Vicente é Bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, que atua na área atingida da Bacia do Paraopeba, e é um dos que se indigna pelo fato de nenhum atingido da tragédia ter sido consultado a respeito do acordo. 

Vale e governo de MG chegaram a um consenso de que a mineradoria vai pagar R$ 37,68 bilhões ao estado pela reparação. A aliança bilionária foi definida pelo governador de MG, Romeu Zema , como histórica. 

“Não podemos mudar o passado, que muitas vezes foi triste e trágico, mas podemos fazer um futuro melhor, e é exatamente isso que nós estamos concretizando neste momento. É um acordo inédito em muitos pontos. Nunca no Brasil se fez um acordo dessa magnitude”, disse ele durante a assinatura do acordo nesta manhã.

Para Dom Vicente, porém, o fato não deve ser comemorado. “É lamentável e nos causa muita indignação ver tanta gente comemorando como um acordo histórico bilionário. É triste porque nós, que acompanhamos as comunidades atingidas, temos tantos testemunhos de comunidades em Brumadinho, região, ao longo de toda a Bacia do Paraopeba, e escutar todos os dias que os atingidos e atingidas não participaram desse acordo. Isso é um absurdo”, disse ele, em vídeo publicado no Instagram.

Você viu?

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Baragem Mina Córrego do Feijão, a Avabrum , garante que não foi consultada a respeito do acordo. 

“Fomos mais uma vez excluídos do processo, cujo dinheiro advém do sangue das nossas Joias. Esperamos que o dinheiro desse acordo seja aplicado na reparação, que traga melhorias e bem-estar aos municípios verdadeiramente impactados e que honre a memória dos nossos”, escreveu a associação em nota.

De acordo com o governo do estado, cerca de 30% dos mais de R$ 37 bilhões serão destinados ao município e a população de Brumadinho . O restante será aplicado em investimento em infraestrutura em todo o estado.

“Como diz Papa Francisco nos seus documentos todos, não é possível aceitar que empresas multinacionais que violam e destroem os territórios, matam pessoas, também comandem os processos de reparação. Isso é lamentável”, afirma Dom Vicente.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB