Série A: Flamengo sobe a 39% de possibilidade de título e deixa Palmeiras com 60%

A disputa pelo Campeonato Brasileiro 2025 está pegando fogo. O Flamengo renovou suas esperanças de levantar a taça após uma 33ª rodada bastante favorável. O Rubro-Negro carioca venceu o Santos, por 3 a 2, com susto no fim, mas subiu suas chances de título de 23,32% a 39,11%. O líder Palmeiras tropeçou no interior paulista ao ser derrotado pelo Mirassol, por 2 a 1. Com isso, as possibilidades de título alviverde caíram de 74,35% para 59,65%.

A primeira colocação segue com o Palmeiras, que tem os mesmos 68 pontos que o Flamengo, e supera o rival no número de vitórias: 21 a 20. No próximo sábado, durante a Data Fifa e cheios de desfalques, as duas equipes vão finalmente jogar as partidas adiadas na época da Copa do Mundo de Clubes. O Fla vai a Pernambuco encara o lanterna Sport, pela 12ª rodada, e o Alviverde pega o Santos, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada.

Cruzeiro perdeu uma boa oportunidade de se aproximar da primeira colocação ao ficar no empate sem gols diante do Fluminense, no Mineirão. Com um jogo a mais que Palmeiras e Flamengo, a Raposa ainda ficou quatro pontos atrás dos principais candidatos ao título brasileiro. As chances celestes caíram de 2,33% para 1,24%, podendo diminuir ainda mais depois dos líderes cumprirem os jogos adiados no próximo fim de semana.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.886 jogos de Campeonatos Brasileiros, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB