A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEE), firmaram nesta quarta-feira (1) um termo de cooperação para a realização da edição 2025 do Projeto Jovem Parlamentar. A iniciativa oferece a estudantes do ensino médio da rede pública a oportunidade de vivenciar, na prática, o funcionamento do processo legislativo.
Durante a cerimônia, o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, destacou a importância da ação para a formação cidadã e política dos jovens acreanos. “Esse projeto promove cidadania, fortalece a democracia e incentiva nossos jovens a estarem mais envolvidos no trabalho que é realizado aqui na Casa do Povo. Além disso, acreditamos que em cada edição são descobertas novas lideranças jovens”, afirmou.
Em sua quarta edição, o projeto inclui votações nas escolas para escolha de representantes, além de palestras e oficinas voltadas à construção da cidadania e ao fortalecimento da democracia.
A presidente do TRE-AC, desembargadora Valdirene Cordeiro, ressaltou que a iniciativa também aproxima os estudantes das instituições públicas. “Nesse momento eles ficam sabendo o quantitativo de parlamentares em nosso estado, o que cada um tem por obrigação de fazer e quais são os seus direitos. Isso é envolver as escolas, as instituições, para que esses jovens sejam os nossos futuros parlamentares”, explicou.
Para o secretário de Educação, Aberson Carvalho, o projeto representa uma oportunidade de formação política e aproximação com a sociedade. “Muitas vezes a população se distancia desse processo, e quando você adentra as escolas levando essas atividades e depois trazendo esses estudantes para conhecer o parlamento, mostra claramente uma formação política, uma participação daquele jovem que serão eleitores e nossos líderes no futuro”, destacou.
