Conta de luz terá cobrança extra em outubro com bandeira vermelha patamar 1

A conta de luz dos brasileiros ficará mais cara em outubro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu aplicar a bandeira vermelha patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida foi tomada devido ao baixo volume de chuvas, que reduziu os reservatórios e obrigou o acionamento de usinas termelétricas, mais caras.

A nova bandeira significa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando vigorou o patamar 2 da bandeira vermelha, de valor mais elevado. Segundo a Aneel, o uso das termelétricas é necessário para garantir o fornecimento de energia, já que a geração solar não é contínua e não cobre os horários de pico.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos de geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Quando está na bandeira verde, não há acréscimos na conta; já as bandeiras amarela e vermelha indicam condições menos favoráveis e geram cobranças extras proporcionais ao consumo.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB