O governo do Acre decidiu demolir o prédio da Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Cruzeiro do Sul, desativado no último dia 20, e construir uma nova unidade no local. A medida foi tomada após laudo técnico apontar que a estrutura atual apresenta problemas graves na fundação, o que torna inviável qualquer tipo de reforma.
De acordo com o chefe do Departamento de Infraestrutura do Iapen, Paulo Renato Dantas, a solução mais viável foi iniciar o projeto de uma nova edificação. A planta já está pronta e prevê um espaço de 547 m², com capacidade para 35 internas, sala de aula, espaço multiuso para oficinas, atendimento de saúde, cela individual com solário, além de áreas para visita familiar, parlatório, alojamento, copa, sala administrativa e sala de controle.
A obra está orçada em R$ 2,7 milhões. Para viabilizar a construção, o Estado abriu tratativas com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), buscando a liberação de recursos federais.
As 17 presas que estavam no local já foram transferidas: sete passaram para o monitoramento por tornozeleira eletrônica e dez foram recambiadas para a unidade feminina de Tarauacá.
Fonte/foto: Agência de Notícias do Acre
