A primeira-dama Janja da Silva chamou atenção nesta terça-feira, 23, ao usar um casaco palestino na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A peça, um presente da embaixada da Palestina no Brasil, foi vista como um gesto de apoio aos palestinos em um momento delicado do conflito entre Israel e o Hamas.
O gesto simbólico, que também ocorreu na assembleia do ano passado, acontece em meio a uma onda de reconhecimentos diplomáticos do Estado da Palestina. Nos últimos dias, Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal anunciaram a decisão. Na sequência, França, Bélgica e Mônaco também oficializaram o reconhecimento.
A primeira-dama e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são publicamente a favor da causa palestina.
O presidente discursou na segunda-feira, 22, em Nova York durante conferência sobre a Palestina, e condenou os ataques israelenses na Faixa de Gaza e disse que a defesa contra o Hamas não justifica a morte de civis.
“Nada justifica usar a fome como arma de guerra, nem alvejar pessoas famintas em busca de ajuda”, disse. “O que está acontecendo em Gaza não é só o extermínio do povo palestino, mas uma tentativa de aniquilamento de seu sonho de nação. Tanto Israel quanto a Palestina têm o direito de existir”, acrescentou o presidente Lula na conferência.