O Acre passa a contar com um novo sistema de avisos em situações de risco. O Defesa Civil Alerta envia mensagens diretamente para os celulares da população, mesmo em modo silencioso, e será usado para situações críticas como enchentes, tempestades e outros desastres naturais.
A tecnologia já está em funcionamento em estados do Sul, Sudeste e Nordeste e agora chega à Região Norte. No Acre, os primeiros testes acontecem neste sábado (20) em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão.
Segundo a Defesa Civil Nacional, o sistema funciona em dois níveis:
- Alerta Severo: quando há risco, mas com tempo para medidas de autoproteção.
- Alerta Extremo: quando a população precisa evacuar ou buscar abrigo imediatamente.
As mensagens aparecem na tela do celular em forma de pop-up, acompanhadas de som e vibração. A ferramenta depende de cobertura 4G ou 5G e não funciona em áreas sem sinal.
De acordo com o coronel Batista, da Defesa Civil estadual, até a próxima semana todos os 22 municípios acreanos terão acesso ao serviço.
“Será um grande avanço para agilizar as respostas e proteger vidas”, afirmou.