Mais acreanos estão morando sozinhos, diz IBGE

O Acre registrou, em 2024, um aumento significativo no número de pessoas vivendo sozinhas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) – Características gerais dos domicílios e dos moradores, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15,4% das unidades domésticas no estado eram unipessoais, ou seja, compostas por apenas um morador.

O índice representa um crescimento de 5,1 pontos percentuais em relação a 2012, quando esse tipo de arranjo correspondia a 10,3% dos domicílios. O levantamento também revela o perfil de quem mora sozinho: em 2024, 65,1% eram homens e 34,8% mulheres.

A pesquisa ainda traça um panorama mais amplo da configuração dos lares brasileiros. As chamadas unidades estendidas — compostas por uma pessoa responsável e ao menos um parente, mas que não se encaixam no modelo de família nuclear — representavam 18,3% dos lares acreanos em 2024, registrando queda de 2,8 pontos percentuais em relação a 2012.

Já os arranjos compostos, que incluem pessoas sem laços de parentesco, como agregados, pensionistas, empregados domésticos ou parentes de empregados, correspondiam a 1,6% dos domicílios ocupados no estado.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB