Alunos do ensino fundamental da escola estadual Marilda Gouveia, em Rio Branco, participaram na tarde desta terça-feira (19) de uma palestra interativa sobre segurança digital e ética no uso da internet. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
Voltada para os anos finais do ensino fundamental, a ação abordou temas como os riscos do ambiente virtual, os direitos e deveres dos usuários e o uso responsável das redes sociais. Com metodologia gamificada — que usa elementos de jogos para engajar os participantes —, a palestra buscou facilitar a assimilação dos conteúdos por meio de dinâmicas lúdicas.
Segundo a coordenadora do NTE, Yasmin Damasceno, a iniciativa tem como foco promover a cidadania digital entre estudantes e professores. “O conhecimento que levamos trata da segurança digital, do combate aos crimes cibernéticos e da redução de índices de violência que têm relação com o uso excessivo da internet e de telas”, afirmou.
Yasmin explica que a abordagem está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que inclui o ensino digital como um de seus eixos. “Falamos de temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, como o uso consciente e cidadão dos recursos digitais. E muitas escolas nos procuram justamente por enfrentarem situações recorrentes de crimes como o cyberbullying”, destacou.
A gestora da escola Marilda Gouveia, professora Alcilene Rodrigues, ressaltou a importância do trabalho de prevenção. “A palestra ajuda a evitar crimes cibernéticos, especialmente entre os mais jovens, que ainda estão construindo sua relação com o mundo digital”, disse.
A professora de língua portuguesa Jamaira Silva Martins também elogiou a ação. “É fundamental para que os alunos reflitam sobre como usar as redes sociais com responsabilidade e saibam que existem consequências legais para certos comportamentos”, afirmou.
Entre os estudantes, a avaliação foi positiva. André Oliveira França, do 6º ano, disse que aprendeu coisas novas. “Foi uma palestra muito interessante, mostrou como usar a internet com mais segurança, porque tudo pode ser rastreado”, comentou.
Colega de turma, Arthur Santos Cavalcante também aprovou o conteúdo. “Falaram sobre os jogos que usamos, os cuidados que temos que ter para não seguir o caminho errado. Gostei muito”, afirmou.
Fonte: Agência de Notícias