Atendendo ao pedido do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) passa a exigir, a partir desta terça-feira, 19, a autenticação em duas etapas (2FA) para o acesso ao Portal e-SAJ, utilizado por advogados e advogadas.
A medida reforça a proteção das informações processuais e eleva o padrão de segurança no manuseio de dados sensíveis, dificultando tentativas de acesso indevido e prevenindo práticas criminosas, como o chamado “golpe do falso advogado”.
“É dever da OAB estar vigilante e atuante na defesa das prerrogativas e da segurança da advocacia. A adoção da autenticação em duas etapas representa mais tranquilidade para advogados, advogadas e para toda a sociedade, que confia no sigilo e na integridade dos dados processuais”, destacou o Presidente Rodrigo Aiache.
A autenticação em duas etapas é considerada uma das práticas mais eficazes contra invasões digitais, pois exige não apenas a senha do usuário, mas também uma segunda confirmação de identidade, geralmente via aplicativo ou mensagem. Esse mecanismo reduz de forma significativa os riscos de fraudes e vazamentos.
Com a medida, a OAB/AC reafirma seu compromisso em dialogar com as instituições e cobrar soluções concretas para os desafios enfrentados pela advocacia.
“A atuação firme da entidade demonstra, mais uma vez, que o fortalecimento da classe passa pela defesa intransigente da segurança, da ética e da confiança no sistema de Justiça”, detalhou o presidente da Seccional acreana.
Orientação
Para informar sobre a ampliação da segurança, a Ordem divulgou um informe em que o Poder Judiciário pede a atualização dos e-mails para o recebimento do código de confirmação de acesso.
A recomendação é que seja feita a checagem do e-mail com antecedência, a fim de evitar transtornos. Um vídeo foi produzido pelo TJAC para demonstrar o funcionamento do serviço.