Quem sonha em seguir a carreira de docente no ensino superior ganhou uma nova oportunidade. A Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou um concurso público com 40 vagas efetivas para professor e formação de cadastro de reserva em diversas áreas.
O nível de exigência é alto: em regra, é preciso ter doutorado, mas o edital prevê a possibilidade de aceitar candidatos com mestrado ou especialização caso não haja inscritos suficientes para determinada área.
A seleção será feita em três etapas: prova escrita, prova didática, ambas eliminatórias e classificatórias, e avaliação de títulos, que conta pontos para a classificação final. As provas serão realizadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, dependendo da vaga escolhida.
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da Ufac (http://sistemas2.ufac.br/concurso_docente), com taxa de R$ 200. Há isenção para inscritos no Cadastro Único, pessoas de baixa renda e doadores de medula óssea.
O concurso também reserva vagas para pessoas com deficiência (5%), candidatos negros (25%), indígenas (3%) e quilombolas (2%), com procedimentos de confirmação das autodeclarações previstos no edital.