A Polícia Militar do Acre (PMAC) definiu o esquema de segurança para a Cavalgada da Expoacre 2025, que será realizada na manhã deste sábado (26), em Rio Branco. Conforme informações da diretoria de operações da corporação, cerca de 92 policiais militares atuarão diretamente no evento. O número poderá ser ampliado, caso haja necessidade, com reforço do efetivo por meio do deslocamento do policiamento de rotina. Além da PM, outros 80 agentes da segurança privada também estarão presentes.
A corporação informou que o foco da atuação será a contenção de crimes, com atenção especial para ocorrências ligadas ao consumo excessivo de álcool, brigas, casos de violência doméstica e maus-tratos a animais.
A diretora de operações, tenente-coronel Jokebed, destacou que a maior preocupação da PM está no período após o encerramento da cavalgada. Segundo ela, é comum que muitas pessoas permaneçam nas calçadas ingerindo bebidas alcoólicas, prática que é proibida por lei. Por esse motivo, a PM atuará em conjunto com a Prefeitura de Rio Branco para garantir a desobstrução das calçadas e o uso adequado do espaço público.
A Polícia Militar reforçou que o consumo de bebidas alcoólicas nas calçadas, após o fim do evento, não será permitido e pediu a colaboração da população para que a Cavalgada ocorra de forma segura e tranquila.