Uma operação integrada entre forças de segurança de cinco estados resultou na prisão de sete pessoas envolvidas em um esquema de fraude bancária interestadual. A Polícia Civil do Acre participou da Operação Falsa Portabilidade, deflagrada nesta quarta-feira (9), com foco na desarticulação de uma organização criminosa envolvida em estelionato, falsificação de documentos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
A ação foi coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), com apoio das Polícias Civis do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Maranhão. A ofensiva faz parte do Projeto Impulse, dentro do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc).
No total, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e outros 14 de sequestro de bens. Seis prisões ocorreram no Rio de Janeiro e uma em Santa Catarina. Também foram bloqueados cerca de R$ 1 milhão em contas bancárias ligadas ao grupo.
Segundo o delegado Gustavo Neves, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o grupo utilizava o recurso da falsa portabilidade bancária para movimentar dinheiro com documentos forjados e dados de terceiros. “A quadrilha atuava com divisão de funções e forte articulação entre os estados”, afirmou.
As investigações continuam para rastrear o patrimônio ilícito e identificar outros envolvidos.