MPAC se reúne com lideranças Shanenawa para reforçar compromisso com direitos

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu, nesta quinta-feira, 12, lideranças indígenas do povo Shanenawa, da Terra Indígena Katukina/Kaxinawá, localizada no município de Feijó. A reunião, realizada na Corregedoria Geral, teve como objetivo ouvir as demandas da comunidade e fortalecer o diálogo entre o MPAC e os povos originários da região.

Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, e o corregedor-geral, Álvaro Luiz Pereira, destacaram o compromisso institucional com a proteção dos direitos indígenas e apresentaram iniciativas desenvolvidas pelo MP acreano nesse campo, incluindo ações do projeto “TXAI – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas”.

Entre os representantes do povo Shanenawa esteve o cacique da Aldeia Morada Nova, Carlos Brandão, que falou sobre os desafios enfrentados pela comunidade, especialmente no que diz respeito ao acesso a políticas públicas em áreas como educação, saúde e segurança. O cacique também convidou o Ministério Público a realizar uma visita à aldeia, com o objetivo de verificar de perto a realidade local e promover palestras para os moradores, fortalecendo o conhecimento sobre direitos e cidadania.

O procurador-geral acolheu o convite e afirmou que ações como essa reforçam o papel do Ministério Público como agente de transformação social. Ele ressaltou que “o MPAC está à disposição para contribuir, se aproximando das comunidades, ouvindo suas realidades e buscando soluções conjuntas, com base no respeito, no diálogo e na valorização da diversidade”.

O corregedor-geral, Álvaro Luiz Pereira, também ressaltou a relevância da aproximação institucional com os povos indígenas. Em sua fala, enfatizou que o papel da Corregedoria vai além da atividade fiscalizatória e que o órgão tem buscado ampliar sua atuação, assumindo um papel mais propositivo e sensível às realidades sociais, especialmente no que se refere às comunidades tradicionais.

Participaram ainda da reunião o promotor de Justiça Abelardo Townes Junior, a coordenadora da Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore), Xiú Shanenawa, e a coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Acre, Edileuda Shanenawa.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB