A agressão sofrida por Oséias do Nascimento de Freitas, de 41 anos, na noite desta quarta-feira (4), evidencia mais uma ação violenta atribuída a grupos criminosos que impõem suas próprias regras em bairros de Rio Branco. O dependente químico foi espancado com chutes e golpes de barra de ferro após ser acusado de furtos por membros de uma facção. O caso ocorreu na rua Santa Clara, no bairro Vitória.
De acordo com a mãe de Oséias, ele usava drogas dentro de uma casa abandonada quando foi abordado pelos agressores. Após a sessão de “disciplina”, como costumam chamar, ele conseguiu atravessar a rua e pedir ajuda na casa dos pais, mesmo bastante ferido.
A mãe, que havia acabado de chegar da igreja, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância básica foi enviada ao local, e os paramédicos constataram possíveis fraturas no dedo da mão esquerda, no punho e nas costelas, além de um trauma torácico. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco em estado estável, embora o quadro clínico possa se agravar.
A Polícia Militar não foi chamada para atender à ocorrência.