O viaduto Mamedio Bittar, em construção na capital acreana, promete transformar o trânsito de Rio Branco. Com investimento superior a R$ 24 milhões, a obra avança em ritmo acelerado e deve ser entregue até outubro deste ano.
Após a inauguração do viaduto Beth Bocalom, no fim de 2023, que trouxe ganhos estéticos e operacionais para a cidade, a nova estrutura deve contribuir para desafogar o fluxo centro-bairro, especialmente nos horários de pico.
A rampa de acesso já foi concretada, o aterro — com 5,25 metros de altura — está em andamento, e os pilares, 27 ao todo, foram concluídos nos últimos seis meses. Cerca de 45 operários atuaram desde a fundação até a fase atual.
As vigas metálicas, que estão sendo fabricadas fora do estado, devem chegar no próximo mês. A montagem da plataforma será feita em seguida. “O aterro é grande e ainda vamos pegar bastante barro. Depois seguimos para a instalação das vigas e construção da plataforma”, explicou o engenheiro responsável, Gustavo Mateus.
Segundo ele, a estrutura está rigorosamente dentro do projeto técnico aprovado. “Essa obra é fundamental para acabar com os congestionamentos. É preciso mais do que engenharia de trânsito: são necessárias soluções reais para garantir fluidez”, afirmou.
Enquanto os trabalhos continuam, a prefeitura pede paciência à população. “Por enquanto, só transtornos, mas vai passar. O importante é que a obra fica”, concluiu Gustavo.
Fonte: Secom PMRB