O empresário Adem Araújo, que assumiu a presidência da Federação de Futebol do Acre (FFA) após o falecimento de Antônio Aquino no mês passado, confirmou o apoio à candidatura de Samir Xaud, líder da Federação de Futebol de Roraima, na eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Xaud registrou chapa única neste domingo, sob o lema “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, com o respaldo de 25 federações estaduais, incluindo a do Acre, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e dez clubes das Séries A e B, entre eles Palmeiras, Grêmio, Vasco e Botafogo. A votação está marcada para o próximo dia 25 de maio.
Em sua plataforma, o candidato promete dar autonomia ao técnico italiano Carlo Ancelotti, mantendo-o no comando da Seleção Brasileira sem “interferências externas”, e reforça a ideia de segurança jurídica para a comissão técnica. “Ancelotti é o melhor treinador do mundo hoje e vai recolocar nosso país no topo do futebol internacional”, declarou Xaud.
Apoiado por representantes que tinham usado o fim de semana para negociar apoios em um hotel na Barra da Tijuca, Samir Xaud supera a tentativa de chapa concorrente do presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, que não conseguiu reunir assinaturas suficientes. O grupo que sustenta Xaud destaca, entre outros pontos, o contraste de idade com ex-presidentes da CBF, como Ednaldo Rodrigues (71), Rogério Caboclo (51) e Marco Polo Del Nero (84).
O pleito acontece em meio ao impasse jurídico que levou ao afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues, acusado de fraude em documento que validou as eleições de 2022. O vice, Fernando Sarney, assumiu como interventor e convocou nova votação. A disputa também envolve questionamentos sobre a capacidade mental de Antônio Carlos Nunes de Lima (o “Coronel Nunes”), cujo suposto déficit cognitivo após cirurgia cerebral pode ter comprometido a validade do processo eleitoral anterior.
Enquanto Rodrigues recorre ao Supremo Tribunal Federal para tentar barrar o novo pleito, as federações e clubes alinhados a Samir Xaud intensificam preparativos para a eleição no próximo domingo.