Três adultos foram presos e dois menores apreendidos nesta terça-feira (13), durante uma operação da Polícia Militar, que desarticulou um grupo suspeito de furtar estabelecimentos comerciais no centro de Porto Walter, no interior do Acre. A ação contou com apoio da Polícia Civil e envolveu buscas por terra, água e mata ao longo do rio Juruá, rota de fuga dos criminosos.
Segundo a PM, o caso começou na madrugada da terça-feira, quando um agente da Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima sobre um furto em andamento no centro da cidade. A guarnição foi acionada e, ao chegar ao local, moradores relataram que suspeitos haviam atracado no porto em um bote de alumínio, arrombado lojas e levado objetos em sacos de fibra. Eles teriam feito duas viagens até a embarcação e fugido pelo rio.
Com base nas informações, os militares iniciaram buscas na região do Ramal da Restinga, área comumente usada como esconderijo após ações criminosas. Embora não tenham localizado ninguém inicialmente, a guarnição retornou à cidade e recebeu novas informações. Em seguida, um homem foi preso nas proximidades do mercado municipal, e outros três suspeitos — dois homens e uma mulher — foram encontrados na margem do rio com duas embarcações de alumínio, uma delas com identificação da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, o que levantou suspeitas de furto.
A ficha de um dos envolvidos revelou um mandado de prisão em aberto por organização criminosa. O grupo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Porto Walter. Entre os materiais apreendidos estavam quatro mochilas com roupas, uma mochila abandonada com sacos de fibra, um celular, duas embarcações de alumínio, uma bajola e três motores de rabeta.
Mais tarde, outra denúncia levou os policiais de volta à mata, onde trabalhadores informaram que parte dos suspeitos ainda estava escondida. A nova equipe, com apoio da Polícia Civil e de agentes que atuavam em operação de trânsito, encontrou vestígios como sandálias e etiquetas de roupas, que os levaram a uma trilha. Em um acampamento improvisado, foi apreendido um menor com diversos objetos furtados e cerca de 70 gramas de maconha. Ele revelou que aguardava comparsas para dividir os produtos.
No local também foram encontrados duas mochilas, cinco sacos com roupas, três bolsas, uma sacola, uma mala e um carrinho de transporte. A operação se estendeu até a noite, com todo o material recolhido e os suspeitos encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, responsável pela continuidade das investigações.
Fonte: PMAC