Escolhido como novo pontífice, o americano Robert Prevost fez seu primeiro discurso como papa Leão XIV exaltando o legado de Francisco e pedindo uma igreja como mais diálogo. Leão também se emocionou durante o pronunciamento.
Ele discursou da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma.
“A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do Cristo ressuscitado bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês”, iniciou.
Prevost é o primeiro norte-americano a se tornar pontífice. Ele tem 69 anos e era amigo do papa Francisco.
“Voz franca e corajosa”
Emocionado, o pontífice exaltou o legado deixado por Francisco em seu discurso.
“Essa é a paz de Cristo ressuscitado. Uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante, que provém de Deus. Deus, que nos ama a todos incondicionalmente. Guardamos ainda nos nossos ouvidos aquela voz franca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma e dava sua bênção para todo o mundo naquela manhã do dia da Páscoa”, disse.
“Igreja missionária”
Leão XIV também ressaltou a importância de manter um diálogo entre a Igreja Católica e o povo: “O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Ajudem uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco”.
“Para a Igreja de Roma, uma saudação especial: precisamos tentar, juntos, ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, que dialoga, sempre aberta a receber — como nesta praça, com braços abertos — todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor”, continuou.
O tradicional texto em latim Habemus Papam foi lido pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti. Em português: Anuncio-vos uma grande alegria; temos um papa: o eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor Robert Francis. Cardeal da Santa Igreja Romana Prevost, que se impôs o nome de Leão XIV.
O papa saudou em especial a Diocese de Chiclayo, no Peru, onde foi nomeado como bispo pelo papa Francisco, em 2015. “E, se me permitem, também uma saudação e algumas palavras a todos aqueles que falam espanhol, em especial à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhava e compartilhava sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma Igreja”.
Antes de rezar “Ave Maria”, o pontífice reforçou um pedido de “paz” e “caridade” por parte da Igreja. “A todos vocês, irmãos de Roma, da Itália, de todo o mundo: queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que avança, uma Igreja que busca sempre a paz, que busca sempre a caridade”, concluiu.