Os candidatos que precisam ficar isentos do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) para enviar o pedido. O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo em 25 de abril, mas esta é a última oportunidade.
Como solicitar
- Acesse a Página do Participante do Enem com seu login Gov.br;
- Preencha o formulário de solicitação de isenção.
Quem obteve gratuidade em 2024, mas não compareceu às provas, também deve justificar a ausência pelo mesmo canal para tentar nova isenção para o próximo exame.
Quem pode pedir isenção
- Alunos da 3.ª série do ensino médio em 2025, em escola pública;
- Quem completou todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada;
- Famílias inscritas no CadÚnico e em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Participantes do programa federal Pé-de-Meia.
Justificativa de ausência no Enem 2024
Podem pedir isenção quem perdeu o exame do ano passado por motivos como assalto, acidente de trânsito, morte de familiar, maternidade ou paternidade, mudança de domicílio, privação de liberdade, emergência médica/odontológica e compromissos de trabalho ou estudo. Esses imprevistos devem ter ocorrido nos dias 3 ou 10 de novembro de 2024 (aplicação regular) ou em 10 e 11 de dezembro de 2024 (reaplicação).
Próximas datas
- 12 de maio: divulgação do resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência;
- 12 a 16 de maio: período para apresentar recurso em caso de indeferimento;
- 22 de maio: resultado final dos recursos.
Quem não recorrer ou tiver o pedido negado deverá pagar a taxa (valor ainda não definido para 2025) dentro do prazo que será anunciado no edital. Em 2024, a inscrição custou R$ 85 — e 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos não precisaram pagar.