O mês de maio marca o avanço mais intenso das ondas de frio polar no Acre, afetando especialmente as regiões leste e sul do estado, onde estão localizados a capital, Rio Branco, e os municípios do vale do rio Acre. A previsão é do pesquisador Davi Friale.
Com a chegada dessas massas de ar frio, é comum ocorrerem temporais rápidos, com chuvas fortes, rajadas de vento e formação de nuvens carregadas. Após essas instabilidades, o clima tende a mudar rapidamente: a umidade do ar diminui e os dias ficam ensolarados e secos, com noites mais frescas.
Com base na análise das condições atmosféricas e oceânicas realizadas em 30 de abril, a previsão para maio de 2025 indica chuvas acima da média em praticamente todo o estado, incluindo a capital e o vale do rio Acre.
As temperaturas, por sua vez, devem ficar ligeiramente abaixo do normal, influenciadas tanto pelas chuvas como pela entrada de massas de ar polar. É alta a probabilidade de que uma friagem típica da Amazônia Ocidental ocorra antes do dia 15 de maio, ainda que com intensidade moderada.