A Nissin Foods, empresa japonesa conhecida pelo macarrão instantâneo, está expandindo seu portfólio no Brasil com o lançamento de uma marca de chocolate, o Choc Croco. Para comportar a produção, a empresa ampliou a fábrica de Ibiúna, no interior de São Paulo, criando uma linha específica. O valor do investimento não foi divulgado.
“O grupo Nissin tem produtos em diversas categorias, a ideia é começar a trazer essa ampla variedade para o Brasil”, disse o diretor de marketing, Kosuke Hara, em entrevista ao Valor. Globalmente, a Nissin possui um portfólio que vai além do macarrão instantâneo, com atuação em segmentos como congelados e refrigerados, “snacks”, produtos lácteos, arroz instantâneo, entre outros.
A região das Américas representa quase 60% do negócio global da empresa, e o Brasil ocupa a segunda posição, atrás dos Estados Unidos e à frente do México. Segundo Hara, o mercado brasileiro tem um papel fundamental na estratégia global da Nissin, e pode tornar-se ainda mais importante com o acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China. “Essa situação vai influenciar de alguma maneira. O Brasil é um jogador forte e meu objetivo aqui é e aumentar a relevância do país dentro do grupo”, disse.
Inicialmente disponível nas regiões Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste, o produto começará a ser vendido em junho. O principal diferencial da versão brasileira para aquela que é vendida na Ásia será o nome. “No Japão e outros países, ele (o chocolate) se chama Crispy Choco. Aqui, descobrimos que os consumidores ficaram muito interessados na crocância, por isso adaptamos o nome para Croc Choco”, explicou Hara.
Questionado sobre a situação do cacau, que enfrenta uma das maiores crises dos últimos anos, o executivo de marketing disse que a empresa lida com desafios parecidos em outras matérias-primas e que a principal estratégia será garantir boas negociações com os fornecedores. “Estamos prontos para esse desafio”, disse.