Manutenção na ETA II afeta abastecimento de água em 70% da capital

A distribuição de água em grande parte da capital foi suspensa temporariamente nesta quinta-feira (25) devido a uma operação emergencial na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), localizada na regional de Sobral. A ação envolve a substituição da antiga adutora e a instalação de bombas com maior capacidade de operação.

Aproximadamente 70% da cidade deve ser afetada pela interrupção, com previsão de normalização gradual em até sete horas. As novas bombas, adquiridas com recursos da prefeitura, terão capacidade individual de bombear até 300 litros por segundo, ampliando a eficiência do sistema. A expectativa é de que o abastecimento seja restabelecido até as 18h desta quinta-feira.

As regiões mais impactadas são o Segundo Distrito, Floresta, Calafate e Distrito Industrial.

Segundo o órgão responsável, a ETA II operava acima da capacidade projetada, tratando volumes entre 1.020 e 1.050 litros por segundo, quando o ideal seria 1.000. O desempenho acima do limite se deve à necessidade de suprir a redução de vazão na ETA I, registrada no último fim de semana, o que sobrecarregou a ETA II.

O sistema também vinha sendo afetado por uma quebra anterior na adutora em manutenção, que comprometeu a eficiência do transporte da água captada no rio até a estação. Um reparo provisório havia sido feito na ocasião, mas a intervenção definitiva foi programada para esta quinta-feira. Equipamentos e equipe técnica já estavam mobilizados para o serviço.

A operação inclui a substituição de um transformador na subestação elétrica, retirada de um poste de alta tensão inclinado e soldagem em um trecho da tubulação de 700 milímetros. Também está sendo realizada a limpeza dos circuladores da estação, necessária para garantir a qualidade da água, devido à turbidez elevada.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB