O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira, 7, impor tarifa de 50% sobre a China se o País não recuar na imposição de tarifas de 34% em retaliação ao “tarifaço” dos EUA. Segundo o republicano, caso a China não volte atrás, as novas taxas podem entrar em vigor na quarta-feira, 9.
“Se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais à China de 50%, com efeito em 9 de abril. Além disso, todas as negociações com a China sobre suas reuniões solicitadas conosco serão encerradas”, publicou Trump em sua rede social.
Trump apresentou na quarta-feira, 2, um plano para implementar uma tarifa de 10% sobre todas as importações norte-americanas, com taxas “recíprocas” mais altas para os países que apresentarem um desequilíbrio comercial com a maior economia do mundo. A China teve, entre os principais países do mundo, a tarifa mais alta (34%).
Ao todo, o “tarifaço” de Trump atinge mais de 180 países e regiões, incluindo a União Europeia (20%), Japão (24%) e Coreia do Sul (25%). A tarifa cobrada para o Brasil (10%¨) está entre as mais baixas e também será igualmente aplicada para Reino Unido, Singapura, Chile, Austrália, Turquia e Colômbia.
Exceto para China, o republicano afirmou nas redes sociais que as negociações com os países que solicitaram reuniões para discutir as tarifas começarão imediatamente.