Confiança do consumidor brasileiro atinge menor nível desde 2022

A confiança dos consumidores brasileiros caiu pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro, atingindo o menor nível desde agosto de 2022. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 2,6 pontos, chegando a 83,6 pontos, contra 82,1 registrados naquela época.

De acordo com a economista Anna Carolina Gouveia, do FGV IBRE, a queda acumulada ultrapassa 10 pontos nos últimos três meses, refletindo principalmente o aumento do pessimismo em relação ao futuro. O Índice de Expectativas (IE) caiu 4,3 pontos, chegando a 87,3 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) permaneceu estável em 79,4 pontos.

O maior impacto na confiança foi provocado pela queda de 9,9 pontos na intenção de compra de bens duráveis, que atingiu 75,2 pontos, também o menor nível desde agosto de 2022.

Gouveia explicou que o pessimismo é generalizado entre as faixas de renda, mas mais acentuado nas famílias de menor poder aquisitivo. A economista atribuiu o resultado à alta da inflação de alimentos, que reduz o poder de compra, e ao aumento da taxa Selic, atualmente em 13,25% ao ano, após nova elevação de 1 ponto percentual pelo Banco Central em janeiro. Outra alta de mesma magnitude está prevista para a reunião de março do Comitê de Política Monetária (Copom).

Fonte: Infomoney

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB