Tereza Cristina e Onyx são exonerados para participar de eleição na Câmara


source
Titular da pasta da Agricultura, Tereza Cristina vai participar da votação na Câmara
Reprodução

Titular da pasta da Agricultura, Tereza Cristina vai participar da votação na Câmara

Nesta sexta-feira (29), dois ministros foram exonerados para poderem votar na eleição da Câmara: Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). Ambos são deputados federais do DEM, um dos partidos quem tem sido disputados entre os principais candidatos,  Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP).

A eleição ocorre na próxima segunda-feira. O DEM faz parte oficialmente do bloco de Baleia, mas o grupo de Lira tenta atrair o partido para o seu bloco . O deputado do PP é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Onze deputados do DEM já afirmaram que votarão em Lira. O partido terá 30 votos na eleição. Com Onyx e Tereza, seriam 13 votos.

O crescimento da dissidência a favor Lira abriu uma crise entre os dois principais caciques do DEM , o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e o presidente da legenda, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, dois antigos aliados. Maia disse a ACM Neto ter sido alertado de que a sigla pode acabar ficando conhecido como “partido da boquinha”.

Você viu?

Principal patrocinador da candidatura de Baleia , Maia, visto na Câmara como hábil articulador político, vem perdendo influência no próprio partido. O fato de ao menos 13 deputados da legenda votarem em Lira é um baque nas pretensões do presidente da Casa, que já afirmou que gostaria de articular uma candidatura de centro à Presidência da República em 2022, que poderia contar com a adesão de legendas de esquerda e de direita.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB