Golpistas têm usado o nome da Prefeitura de Rio Branco para enganar empresários locais, aplicando fraudes relacionadas a supostas irregularidades nos alvarás de funcionamento. Desde o segundo semestre de 2024, uma série de golpes desse tipo foi identificada na capital acreana, levando o poder público municipal a emitir um alerta à população por meio da Sala do Empreendedor.
As tentativas de fraude envolvem e-mails e mensagens de texto enviadas a comerciantes e cidadãos, nos quais os criminosos alegam que há pendências no Alvará de Funcionamento das empresas. Para induzir as vítimas ao erro, as mensagens contêm um link para suposta regularização. No entanto, a prefeitura ressalta que não realiza contato por aplicativos de mensagens ou e-mails para tratar de alvarás ou quaisquer pendências fiscais.
Além disso, algumas mensagens fraudulentas são assinadas por um suposto funcionário identificado como José Carlos, que se apresenta como “Gestor de Licenciamento e Fiscalização do Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura de Rio Branco”. A administração municipal esclarece que esse departamento não existe na estrutura da prefeitura e que não há nenhum servidor com esse nome ocupando tal cargo.
Para evitar prejuízos, a prefeitura recomenda que nenhum link seja acessado e que qualquer pessoa que receba mensagens suspeitas registre um boletim de ocorrência imediatamente. Também orienta que instituições financeiras e demais órgãos competentes sejam informados sobre a tentativa de golpe.
Em caso de dúvida ou recebimento de mensagens suspeitas, os empresários devem buscar informações diretamente na Sala do Empreendedor, localizada na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra), no antigo Mira Shopping, ao lado da Prefeitura de Rio Branco.