O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) instaurou um procedimento para investigar se houve infração administrativa cometida pelo policial penal que acompanhava o detento Dário Bezerra da Silva no Pronto-Socorro de Rio Branco. A fuga ocorreu na noite desta quinta-feira (19), enquanto o detento estava internado em tratamento pós-operatório após uma cirurgia de apêndice.
Dário, que cumpre pena de sete anos e cinco meses por integração em organização criminosa, aproveitou um descuido do policial para escapar. Mesmo algemado e com pontos no abdômen, ele colocou travesseiros e lençóis em sua cama para simular sua presença e fugiu pela janela do hospital. Por volta das 21h22, a equipe do hospital percebeu a fuga e acionou as autoridades, que deram início às buscas. Até o momento, o fugitivo não foi localizado.
Além da condenação de outubro deste ano, há um segundo processo em aberto contra Dário, no qual ele é acusado de participar de um ataque a rivais no bairro Taquari, em julho de 2023, que resultou na execução de uma pessoa.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), o detento apresentava quadro clínico estável no momento da fuga. A situação expõe fragilidades na escolta de detentos.