Um curto-circuito pode ter sido a causa do incêndio que atingiu a árvore de Natal montada em frente ao Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana, na noite de segunda-feira (16). O episódio ocorreu um dia após a inauguração da decoração natalina promovida pelo Governo do Estado e na mesma noite em que milhares de pessoas acompanhavam a Cantata de Natal.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que as chamas consomem parte da estrutura, enquanto homens do Corpo de Bombeiros tentam controlar o fogo. Apesar das imagens impactantes, o governo do estado não havia se pronunciado oficialmente sobre o ocorrido até o momento do registro.
Na manhã desta terça-feira (17), técnicos da Secretaria de Estado de Obras Públicas do Acre (Seop) inspecionaram os danos na estrutura. Conforme a Seop, a hipótese de ação criminosa foi descartada. A principal suspeita é de que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito, possivelmente agravado pela umidade em conexões elétricas.
“Se fosse criminoso, a pessoa teria ateado fogo por baixo. O que aconteceu foi um curto-circuito, talvez com contribuição da água da chuva, que fez com que o plástico também fosse consumido”, explicou um técnico da Seop.
Para evitar novos incidentes, a rede elétrica da árvore será totalmente refeita com aprimoramentos. Entre as mudanças estão a separação das estruturas angelicais de luzes por circuitos, a substituição de isolamentos com fitas comuns por fitas de alta tensão e o reforço no isolamento das conexões para prevenir o acúmulo de água.
A expectativa é de que os reparos sejam concluídos até o final do dia e que a atração volte a funcionar ainda nesta noite.