Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre subiu 15 centímetros, passando de 2,84 metros às 5h43 de ontem (5) para 2,99 metros no mesmo horário desta sexta-feira (6). Apesar da elevação, o rio está com uma marca inferior à registrada no mesmo período de 2023, quando atingia 3,50 metros e antecedeu a segunda maior enchente já registrada.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o acumulado de chuvas dos últimos três meses, outubro a dezembro, é um dos principais indicadores para avaliar a possibilidade de enchentes no próximo ano. Até agora, o acumulado está entre 520 e 530 milímetros, enquanto no mesmo período de 2022 somou 800 milímetros. Embora uma menor pluviometria no final do ano possa sugerir menores riscos, o histórico recente exige atenção, já que em 2022, mesmo com chuvas intensas no fim do ano, houve uma das maiores cotas já observadas.
Para os próximos dias, a previsão de chuvas entre 60% e 80% pode influenciar no nível do rio neste início de temporada chuvosa e ao longo do ano. A Defesa Civil enfatiza que chuvas significativas em dezembro podem ajudar a reduzir o volume pluviométrico nos meses iniciais do próximo ano, minimizando os riscos de enchentes severas.