Um levantamento recente do Sebrae, baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelou que, entre janeiro e junho de 2024, os pequenos negócios no Acre geraram 2.420 novos postos de trabalho. Esse desempenho coloca o estado na segunda posição no ranking nacional de geração de empregos.
Em junho, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 115,9 mil contratações em um total de mais de 201,7 mil vagas criadas em todo o país, correspondendo a 57,5% das novas oportunidades. Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram: serviços, com 49.018 vagas, comércio, com 27.443 empregos, e construção, que gerou 18.753 postos.
O Acre se destacou com um saldo positivo de 629 empregos, evidenciando o potencial dos pequenos negócios no estado. O estímulo ao empreendedorismo tem fortalecido esses negócios, permitindo sua expansão e a consequente geração de mais empregos e renda.
O levantamento também indicou que, em junho, a geração de empregos no Acre ocorreu, predominantemente, nos setores de serviços (228 postos), construção (193 postos) e comércio (136 postos), refletindo a tendência observada nacionalmente.