Os médicos que atuam nas unidades administradas pelo Estado decidiram, em uma assembleia geral extraordinária realizada na noite de quinta-feira (8) suspender a greve. A retomada das atividades está prevista para esta sexta-feira (9).
Conforme o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, houve progresso nas negociações com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), culminando em um acordo formal que inclui a promessa de pagamento dos valores devidos, melhorias na segurança dos servidores e a criação de um grupo de trabalho para acelerar o debate sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
“Vamos monitorar o cumprimento dos acordos. A greve está suspensa, mas não encerrada, o que significa que podemos retomar o movimento caso os compromissos não sejam atendidos. Estabelecemos um prazo de 30 dias para avaliar o progresso”, explicou o sindicalista.
A categoria tem enfrentado cortes de gratificações nos salários há anos, o que levou o sindicato a pressionar continuamente pelo pagamento integral da remuneração dos médicos. As informações são da assessoria de imprensa do sindicato.
Antes de iniciar a greve, os profissionais concederam mais de 40 dias para que a situação fosse resolvida. Com o término desse prazo, a paralisação foi deflagrada, levando a Sesacre a negociar.