Com vários vídeos viralizados na internet, a revolta dos moradores de Barcelona tem assustado os turistas que estão atualmente na cidade, e os que estão prestes a ir. Com arminhas de água, os locais têm espantado de forma incisiva os visitantes da cidade, como forma de protesto a quantidade de turistas pelas ruas de Barcelona.
A Espanha tem recebido uma média de 83,5 milhões de turistas por ano, e está na segunda posição mundial depois da França quando fala-se de número de turistas. E o prospecto para os anos futuros é de que o país ibérico ultrapasse os números franceses. Mas, depois de uma pandemia que prejudicou toda uma economia turística mundial, por que que os espanhóis tem se manifestado contra a entrada de estrangeiros temporários em suas cidades?
Você também pode se interessar por:
- Espanha supera França e pode se tornar país mais visitado do mundo.
- 6 destinos perfeitos para as férias escolares.
- 5 destinos turísticos paradisíacos que podem desaparecer por causa das mudanças climáticas.
Os motivos dos protestos em Barcelona
Milhares de pessoas protestaram em Barcelona contra o turismo excessivo , com cerca de 2.800 manifestantes exigindo um novo modelo econômico para a cidade . Sob palavras de ordem como “Basta! Ponham limites ao turismo”, os manifestantes criticaram os impactos negativos no custo de vida, comércio local e meio ambiente.
Jordi Guiu, sociólogo, ressaltou que a oposição é ao excesso de turismo, não ao turismo em si . A manifestação também abordou os altos preços de habitação , que aumentaram 68% na última década, e a mudança do comércio local . Isa Miralles, moradora de Barceloneta, destacou que os negócios fecham para dar lugar a modelos comerciais que não atendem às necessidades dos moradores.
Imagine traveling to Europe to spend your hard-earned money in their dying economy
And you end up getting sprayed with water guns by angry degrowth protesters pic.twitter.com/HllUVmOGzH
— @levelsio (@levelsio) July 7, 2024
Barcelona recebeu mais de 12 milhões de turistas no último ano . Em resposta à crise habitacional, a câmara planeja acabar com o alojamento local até 2029, eliminando mais de 10 mil apartamentos com finalidade turística. Outra medida destacada é o aumento do imposto turístico cobrado dos visitantes estrangeiros.
Movimentos contra o turismo excessivo também estão crescendo nas Baleares, Canárias e em cidades turísticas da Andaluzia .
Espanha, o segundo destino turístico mundial, recebeu 85,1 milhões de turistas em 2023 , com a Catalunha, Baleares e Canárias como os destinos mais visitados. O turismo representa 12,8% do PIB espanhol e 12,6% dos empregos.
Fontes: Terra e O Observador .
Gostou das informações? Confira também: Vai viajar? Saiba como evitar o enjoo e ter uma viagem tranquila.
Fonte: Mulher