Uma lei sancionada na sexta-feira (5) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dá o nome de “Willy Alfredo Zumblick” ao túnel da BR-101 no Morro do Formigão, em Tubarão (SC). A norma (Lei 14.920, de 2024) foi publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU).
O artista plástico nascido em Tubarão, em 1913, produziu mais de 5 mil telas e participou de pelo menos 600 exposições ao longo de 75 anos de carreira. Sua obra inclui o Monumento ao Caminhoneiro, uma escultura de 4,3 metros próxima ao túnel. Willy Zumblick faleceu no ano de 2008, aos 94 anos, após deixar importante patrimônio histórico, artístico e cultural para a região.
Legado artístico
A nova lei é originada do Projeto de Lei (PL) 4.632/2019, de autoria da deputada Angela Amin (PP-SC). O texto foi aprovado pelo Senado na Comissão de Infraestrutura (CI) no mês passado. Durante a sessão, o relator do projeto, senador Esperidião Amin (PP-SC), elogiou o legado artístico do pintor e escultor.
“Zumblick retratou aspectos das tradições, cultura e história catarinenses, como a Bandeira do Divino, [a Guerra do] Contestado, Anita Garibaldi, boi de mamão, rendeiras e imigrantes”, disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado