Boteco é igual a chocolate, até quando é ruim, é bom. Mas, quando toca música boa, é muito melhor. Terça-feira, no pós-expediente, entro no bar em frente ao trabalho, só para refrescar o calor e fazer hora para pegar o ônibus um pouco mais vazio até a Tijuca. Após perguntar o nome do garçom, hábito que sempre carreguei, para evitar o deselegante “psiu”, fiz o meu pedido.
– Ronaldo, uma Brahma e uma porção de salaminho, por favor.
No som, estava tocando Light my Fire, do The Doors, uma das minhas bandas favoritas. Na sequência, Summertime, da Janis Joplin. O que era para ser duas ou três, quando dei por mim, já se aproximava das 22h. Me lembrei de uma brincadeira que havia feito com um amigo, também fã de rock and roll, de elegermos as cinco maiores bandas de todos os tempos. O que, a princípio, parece ser uma coisa fácil, nos consumiu algumas horas de debate. Usamos como critério a representatividade de cada banda, o alcance mundial e, claro, o gosto individual, mesmo sabendo que este último é pura subjetividade. Eis a minha escolha:
1° lugar:
The Beatles – A banda de Liverpool, formada no início da década de 60, que tinha como integrantes John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, foi o primeiro grupo que atravessou o oceano, liderando a “invasão britânica” no mercado musical dos EUA. Para muitos, a maior banda musical da história.
2° lugar:
Rolling Stones – Também britânica e também do início da década de 60, os Rolling Stones, tal qual os Beatles, é considerada por muitos a maior banda de rock de todos os tempos. Liderada por Mick Jagger e Keith Richards, um dos maiores sucessos dos Stones, foi a canção “Satisfaction”, lançada em 1965.
3° lugar:
Creedence Clearwater Revival – Os integrantes da banda americana, embora tocassem juntos desde 1959, adotou o nome Creedence apenas em 1967, no ano seguinte, o quarteto formado por John Fogerty, Tom Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford lançava as primeiras gravações da banda. Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina, rendendo mais de 26 milhões de discos vendidos apenas nos EUA.
4° lugar:
The Doors – A banda norte-americana, de Los Angeles, foi fundada em 1965. O vocalista Jim Morrison tinha um jeito imprevisível e carismático em suas apresentações, o que ajudou a transformar o quarteto em uma das bandas mais influentes da década de 60 nos EUA. Além de Morrison, o grupo musical era composto por Ray Manzarek nos teclados, Robby Krieger na guitarra e John Densmore na bateria.
5° lugar:
Pink Floyd – Outra banda britânica e também da década de 60. Com um estilo psicodélico, o grupo se caracterizou por canções muito longas e letras marcantes e filosóficas. O Pink Floyd é uma das bandas mais influente e bem sucedidas comercialmente da história.
Sabendo que ainda ficaram de fora bandas como Queen, Aerosmith, U2, Nirvana, Ramones, AC/DC, Guns N’ Roses, Oasis, Led Zeppelin etc… é que enxergamos como é difícil nominar as cinco melhores e maiores bandas da história. Quais são as suas?
Neste momento estava tocando Pet Sematary, do Ramones.
– Ronaldo, reabra a conta e me traga outra Brahma.