A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) atualizou a situação dos sobreviventes de um acidente aéreo ocorrido nesta segunda-feira (18) em uma propriedade rural em Manoel Urbano que resultou na morte do empresário peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega.
De acordo com informações oficiais do governo do Estado, o avião de pequeno porte, modelo Cessna Skylane, caiu a 1 km da cabeceira da pista de Manoel Urbano, em uma área de difícil acesso. As informações foram confirmadas pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e Polícia Militar. A aeronave estava partindo de Manoel Urbano com destino a Santa Rosa do Purus.
Dos seis sobreviventes, cinco foram transferidos ainda na noite de segunda para o Pronto-Socorro (PS) de Rio Branco, onde estão recebendo cuidados de uma equipe médica especializada. A outra sobrevivente, Delisiane Salomão Calisto, de 15 anos, cujo quadro é menos grave, continua recebendo assistência na Unidade Mista de Manoel Urbano.
Segundo a direção do PS, três pacientes são considerados em estado mais grave: Suani Camelo, de 30 anos; o piloto Valdir Roney de Souza Mendes, de 59; e Amélia Cristina Rocha, de 28 anos. Os três passaram por cirurgias de desbridamento, procedimento que consiste na remoção de tecido não viável, e estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Os pacientes Bruno Fernando dos Santos, de 36 anos, e Mateus Jeferson Fonte, de 26, estão em condição estável e continuarão sendo acompanhados na enfermaria da unidade.
A operação de resgate foi rápida e eficiente, coordenada pelo governo do Estado e executada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Após o acidente, a equipe de resgate aeromédico foi enviada ao local e realizou o translado da primeira paciente no início da noite de segunda-feira. As demais vítimas foram transportadas para o Pronto-Socorro da capital em um avião disponibilizado pela Sesacre e em ambulâncias terrestres