Dois acreanos escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (14). A dupla está diretamente ligada à rebelião violenta ocorrida em julho de 2023 no presídio Antônio Amaro, em Rio Branco, que terminou com cinco mortes.
Os fugitivos são identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, eles foram transferidos para a unidade federal em 27 de setembro e pertencem à facção criminosa Comando Vermelho.

A assessoria de imprensa do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) esclareceu que os detentos estavam sob a responsabilidade da unidade federal, e todas as informações pertinentes aos fugitivos já estavam disponíveis por meio de seus registros.
Esse é o primeiro caso de fuga em um presídio federal já registrado. O presídio de Mossoró foi inaugurado em julho de 2009, além dele, o país tem outras quatro unidades: em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).
A Polícia Federal foi acionada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O órgão está tomando todas as providências necessárias para a recaptura dos foragidos e a apuração das circunstâncias da fuga.