O Acre recebeu portas abertas para exportar carne para o Canadá após uma decisão da Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Outros cinco estados também receberam a autorização. São eles: Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Antes, o estado de Santa Catarina era o único que já possuía autorização para a exportação.
Essas áreas são reconhecidas como livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação, com a aprovação da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH).
O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf), Francisco Thum, destaca que o estado já detém licenças para exportar carne bovina para outros países, incluindo Peru, República Dominicana, Arábia Saudita, Uruguai, Paraguai e Hong-Kong. Ele menciona também que estão aguardando os resultados das missões internacionais que avaliaram o Estado, como Filipinas e China.
Segundo a decisão, os estados poderão exportar carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos para o país norte-americano. No entanto, é necessário atualizar os certificados de exportação para cumprir com os requisitos exigidos.
O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, celebrou a decisão, destacando a capacidade e o esforço da indústria local em cumprir com os requisitos e se adequar às exigências do mercado internacional.
Em 2023, de acordo com dados do Mapa, o Canadá importou mais de 8 milhões de quilos de carne bovina brasileira, totalizando um investimento de U$ 39 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 194 milhões.