Acre registra duas colisões de aviões contra aves somente no mês de janeiro

O Acre encerrou o mês de janeiro de 2024 com dois incidentes aéreos, ambos relacionados a colisões com aves na pista, conforme relatórios do Painel de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil Brasileira, vinculado à Força Aérea Brasileira.

De acordo com dados do Painel Sipaer, no dia 4 de janeiro, às 4:20h, um Boeing 737-800 MAX, operado pela Gol Linhas Aéreas, decolou de Cruzeiro do Sul e colidiu com aves durante a aterrissagem no Aeroporto de Rio Branco. Felizmente, não houve danos à aeronave nem aos passageiros, que possivelmente não perceberam o incidente.

No dia 13 de janeiro, outro Boeing 737-800 MAX, também operado pela Gol Linhas Aéreas, decolava do Aeroporto de Rio Branco, às 2:51h, com destino ao Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, quando colidiu com aves durante o procedimento de decolagem, sem causar danos à aeronave.

São raras as colisões com aves que chegam a causar algum tipo de dano na aeronave ou risco para o voo. No entanto, elas causam transtornos tanto à companhia quanto aos passageiros, uma vez que por precaução, todas as aeronaves envolvidas em tais impactos retornam ao aeroporto mais próximo. Os passageiros são obrigados a desembarcar, e a companhia aérea providencia um novo voo com uma nova tripulação.

Apesar da segurança dos aviões, os incidentes registrados em janeiro no Aeroporto de Rio Branco podem indicar um aumento na presença de aves na pista. No ano anterior, apenas três desse tipo de incidente foram registrados no ano todo. Em 2021 e 2022, não houve registros de colisões entre aeronaves e aves no Acre.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB