Um levantamento realizado pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), divulgado pelo G1, revela que 28 detentos conseguiram escapar das unidades prisionais do estado, dos quais 12 permanecem foragidos, sendo alvo de busca pela polícia.
Os presos em fuga cumpriam penas por crimes diversos, como homicídio qualificado, roubo simples e furto qualificado, nas prisões de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Uma das ocorrências mais significativas ocorreu em Cruzeiro do Sul, em abril, quando 12 detentos escaparam. Durante a ação, os policiais penais ouviram a quebra de uma cela no bloco 7, ligado a uma organização criminosa, e, por meio do monitoramento, identificaram a tentativa de fuga. Agindo prontamente, os policiais conseguiram evitar que quatro presos deixassem as instalações.
Em novembro, oito detentos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco (FOC) ao perfurar um buraco na cela 13, do pavilhão P. Durante a ação, dois foram capturados pelos policiais penais na área externa da unidade prisional, enquanto um terceiro foi detido na madrugada de 3 de novembro. Cinco conseguiram efetivar a fuga.
A lista abaixo apresenta os nomes dos detentos foragidos:
1. Roberto da Silva Marinho – vulgo RTDK. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva em 13 de abril, respondendo por roubo simples.
2. Orleilson Xavier Batista – vulgo Carrola. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva em 13 de abril, respondendo por homicídio qualificado.
3. Paulo Sérgio da Silva Rocha – vulgo Shask. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva em 13 de abril, respondendo por furto qualificado.
4. Francisco Janielisson Nascimento Silva – vulgo Tá fogo. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva em 13 de abril, respondendo por roubo simples.
5. Fernando Soares da Silva – vulgo Hebrom. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva em 9 de novembro, respondendo por roubo qualificado.
6. Maicon Silva Batista – vulgo Maiquim. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva em 9 de novembro, respondendo por furto qualificado.
7. Franco Lopes de Lima – fugiu da Unidade Penitenciária 04 em Rio Branco em 2 de setembro. Trabalhava no Polo Moveleiro.
8. Jamaicon Silva Santos – também fugiu da Unidade Penitenciária 04 em Rio Branco em 4 de setembro. Trabalhava no Polo Moveleiro.
9. Adileudo Nunes Matos – fugiu da Unidade Penitenciária 04 em Rio Branco em 2 de setembro. Trabalhava na horta da unidade.
10. César Augusto Gomes de Souza e Cristovão Silva da Rocha – fugiram por um buraco na cela 13 do pavilhão P do Complexo Prisional de Rio Branco na noite de 2 de novembro.
11. Rogério Cunha da Silva Freitas Santana – fugiu do Pronto-Socorro de Rio Branco em 2 de novembro.
Nota da redação: O nome do 12º detento foragido não foi fornecido pelo Iapen