Novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que as vendas do comércio varejista no Acre registraram uma queda pelo terceiro mês consecutivo, comparando os meses de setembro e outubro deste ano. O comércio varejista refere-se à venda direta de produtos para o consumidor final, onde o comprador é também o usuário final do produto ou serviço.
Na análise mensal, a queda foi de 0,8%, mostrando uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando a redução atingiu 1,2%. Esses números ressaltam os desafios enfrentados pelo setor no estado.
Apesar das quedas mensais, os dados acumulados de janeiro a outubro revelam um aumento de 4,8%, e nos últimos 12 meses, esse crescimento é de 4,5%, sinalizando uma recuperação ao longo do período.
No segmento mais amplo do comércio varejista, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção, e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, as vendas tiveram uma queda mais expressiva em outubro, chegando a 3,8%. Contudo, no acumulado de janeiro a outubro, foi registrado um aumento de 2,2%. Ao se comparar os últimos meses, o volume de vendas também apresentou uma variação positiva de 3,2%.
Dados Nacionais
Os números nacionais do comércio em outubro de 2023 revelam uma queda de 0,3% em relação a setembro, após um crescimento de 0,5% no mês anterior. A média móvel trimestral foi de 0,1%. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista teve uma variação positiva de 0,2% frente a outubro de 2022, marcando o quinto resultado positivo consecutivo. No acumulado do ano, o varejo apresenta um aumento de 1,6% em comparação ao mesmo período de 2022, com um acumulado de 1,5% nos últimos doze meses.
No comércio varejista ampliado, que engloba diversos setores, a média móvel trimestral foi de 0,1%, registrando oitavo resultado positivo consecutivo. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 2,5% em relação a outubro de 2022. O acumulado no ano foi de 2,4%, e, nos últimos doze meses, atingiu 1,8%. Esses dados indicam a dinâmica do comércio varejista em âmbito nacional.