Calor em outubro aumenta consumo de energia dos acreanos em mais de 23%

O mês de outubro, assim como os meses anteriores, registrou um aumento significativo nas temperaturas no Acre, o que resultou em um aumento no consumo de energia elétrica. De acordo com dados divulgados pela Energisa, a empresa responsável pela distribuição de energia no estado, o consumo de eletricidade cresceu impressionantes 23,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em outubro de 2022, o consumo totalizou 89.593 megawatts-hora (MWh), enquanto no mesmo mês deste ano, atingiu 110.586 MWh, o que representa um acréscimo de 20.993 megawatts-hora.

Segundo o levantamento, um dos dias que mais se destacou foi 23 de outubro, quando o consumo teve aumento de 57%. Nesse dia, a demanda saltou de 2.677 MWh em 2022 para 4.197 MWh em 2023.

A Energisa explicou que essa mudança no padrão de consumo é uma resposta ao comportamento dos consumidores, que, em um esforço para aliviar o calor escaldante, recorrem a dispositivos como ventiladores, ar-condicionado, freezers e geladeiras, utilizando-os por períodos mais longos. As altas temperaturas fazem com que esses aparelhos exijam mais energia para manter o desempenho, em comparação com dias mais amenos.

Em termos práticos, durante temperaturas mais amenas, um aparelho de ar-condicionado, por exemplo, precisa de menos energia para resfriar o ambiente de 30 graus para 23 graus. No entanto, quando a temperatura ambiente é mais elevada, como os frequentes picos de até 40 graus registrados no estado, o aparelho precisa de um esforço adicional para diminuir a temperatura de 40 graus para os mesmos 23 graus.

Esse mesmo princípio se aplica a outros eletrodomésticos, como geladeiras, freezers e qualquer dispositivo que contribua para o resfriamento da residência.

A Energisa destacou a importância de os consumidores adotarem práticas conscientes de consumo para evitar impactos significativos em suas contas no final do mês. Recomendou a moderação no uso de múltiplos aparelhos simultaneamente, evitar deixar dispositivos em modo de espera, desligar o chuveiro elétrico quando não estiver em uso e, quando possível, reduzir o consumo durante uma ou duas horas para contribuir para a economia de energia.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB