Na terça-feira, 17 de outubro, o deputado Pablo Bregense fez um discurso contundente na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), abordando diversas questões críticas que afetam o estado. Em sua fala, o deputado expressou preocupação com o respeito ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e apontou desafios enfrentados não apenas no Acre, mas em todo o Brasil.
Bregense destacou ainda a importância de garantir descontos nas contas de energia para indivíduos com TEA e a necessidade de cumprir a lei que proíbe a explosão de fogos de artifício no estado. Ele lamentou a ocorrência frequente de fogos nos arredores, afetando a qualidade de vida dos residentes.
Outro ponto enfatizado pelo deputado foi a falta de atendimento prioritário a crianças com TEA nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros. Ele trouxe à tona situações de crianças dormindo nos bancos das UPAs, evidenciando a necessidade de melhorias nessa área.
“Isso sem falar na questão dos mediadores de Sena Madureira nas escolas estaduais do Acre, lá às crianças estão sem esses profissionais para dar o suporte necessário na sala de aula. O filho de uma amiga minha enfrentou dificuldades devido à falta de um mediador”, disse.
Pablo Bregense ressaltou a importância de despolitizar as políticas públicas para autistas e convocou uma audiência pública para esclarecer as preocupações da população e debater soluções. “A necessidades das crianças autistas precisam ser priorizadas. Não vamos admitir tanto descaso”, finalizou.