O Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Trasacreana, antigo Colégio Agrícola, fez, na manhã de hoje (4), o lançamento de um processo seletivo que oferecerá cursos técnicos. O evento, que aconteceu na comunidade rural, distante 20 quilômetros da cidade, contou com o apoio de representantes do Sindicato dos Extrativistas e Trabalhadores Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As inscrições se encerrarão no próximo dia 10.
Com três anos de duração, estão sendo ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. Na primeira modalidade, figuram o de Técnico em Alimentos, que forma o profissional para atuar na indústria de alimentos e bebidas, enquanto o segundo, o de Recursos Pesqueiros, deixa o profissional preparado para atuar na cadeia produtiva do pescado, bem como nas atividades de gestão e planejamento.
Já os cursos subsequentes ao ensino médio, de Técnico em Agroecologia e Zootecnia, com duração de três semestres, na opinião do diretor do Campus Baixada do Sol, Jorge Fadel, significam o avanço e a inserção da ciência e da tecnologia, com a perspectiva do aumento qualitativo e quantitativo da produção familiar. “Sinto-me feliz com este momento, uma vez que me formei aqui, como técnico agrícola”, comentou ele, ressaltando que os cursos visam contemplar os filhos de produtores da região.
Alexandre da Silva, de 24 anos, morador do quilômetro 70 da rodovia, disse que será aluno de Zootecnia, embora já seja formado em Técnico em Agropecuária. “Ainda faltam alguns ajustes, como o transporte, por exemplo, mas estamos todos de parabéns”. A representante nacional do MDA, Patrícia Apolinário, destacou as parcerias e a interação. “Depois da retomada da luta nos territórios, a qualificação profissional é fundamental para o empreendedorismo no campo”, frisou a gestora, para quem o MDA tem muitas políticas públicas para a agricultura familiar.