Um detento identificado como Edivan da Silva Dias, de 38 anos, foi morto nesta quinta-feira (31) durante um banho de sol no Pavilhão K do Complexo Prisional de Rio Branco.
Segundo o Iapen (Instituto de Administração Penitenciária), o detento foi morto com uma faca artesanal por outros dois presos. Os policiais penais foram avisados do assassinato pelos próprios autores, que informaram que o corpo estava na praça de alimentação.
O Samu foi acionado, mas quando compareceu ao local o rapaz já estava morto. Os presos responsáveis pelo assassinato, Rafael da Silva Campos e Marcelo Maia da Costa, foram encaminhados para a Delegacia de Flagrantes.
A dupla contou aos policiais que a motivação do crime foi vingança, já que Edivan teria matado o irmão de Marcelo. Já Rafael resolveu ajudar após um desentendimento com a vítima, na qual levou um tapa no rosto.
O Iapen emitiu nota sobre o incidente. Leia a íntegra:
O Governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) vem a público informar que foi confirmada a morte do detento Edivan da Silva Dias, nesta quinta-feira, 31, no pavilhão K do Presídio Francisco de Oliveira Conde.
Os detentos, suspeitos do homicídio, já foram ouvidos em depoimento e disseram que a motivação do crime foi vingança, já que Edivan teria assassinado o irmão de um dos agressores anteriormente.
Quanto a causa da morte, o Iapen aguarda a divulgação do laudo da perícia técnica que informará as reais circunstâncias da ocorrência do óbito.
A Polícia Civil segue com as investigações.
Em razão do fato, o Iapen manifesta o sentimento de pesar à família enlutada, desejando que Deus, em sua infinita misericórdia, dê o conforto necessário, e que nele encontre a força para esse momento de tristeza e dor.
Rio Branco-AC, 31 de agosto de 2023
Alexandre Nascimento
Presidente do Iapen/AC