A prefeitura de Rio Branco lançou nesta quarta-feira (31) o plano de prevenção e combate às queimadas urbanas. Em 2022, a capital acreana concentrou 10% de todos os focos de queimadas do estado.
“O plano é voltado a conscientização de toda população de Rio Branco para que não queime. Todo ano temos esse plano, estamos atentos e com a educação ambiental funcionando nas escolas, nos bairros conscientizando todo mundo de que queimar é errado, traz doenças para as crianças e idosos de nossa cidade”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, em entrevista à Rede Amazônica.
Foram 1.088 focos de queimadas entre janeiro e dezembro de 2022. O índice piora a partir da segunda quinzena de agosto, onde há escassez de chuvas e as queimadas se tornam um grande problema de saúde pública.
Por conta da fumaça das queimadas, no ano passado, a poluição do ar em Rio Branco chegou a ficar 13 vezes maior do que o nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Plano de Combate às Queimadas Urbanas 2023 tem como slogan ‘Evite queimadas, vamos cuidar do município com responsabilidade’. O secretário contou que mais de 50 pessoas vão atuar no trabalho de conscientização e fiscalização nos bairros da capital.